Serigrafia sempre foi distinguida pelo depósito de tinta que produz, no entanto, envolve longos processos de secagem da tinta
Tintas oxidantes são aquelas que são feitas com óleo linhaça, essas tintas têm a propriedade de secagem para formar um filme flexível quando exposto ao ar por longos períodos, para acelerar a secagem aditivos são adicionados que promovem oxidação mais rápida com Tintas que podem secar entre 6 e 8 horas, conforme dito no curso de sublimação online da Heloart.
Bandejas com bandejas é uma das formas mais conhecidas e usado para secar em silkscreen, estes carros têm quatro rodas para faça viagens e consista de 40 ou 50 bandejas de luz com espaços de um para outro para facilitar a passagem do ar.
Muitas tintas gráficas de serigrafia são secas por evaporação do solvente, em trabalhos normais da máquina a impressão é colocada no bandeja de secagem e assim seca entre 10 ou 20 minutos.
Existem máquinas de secagem onde o processo é acelerado, há secadores automática que consiste em uma série de bandejas onde o impressão, essas bandejas se movem enquanto a secagem é realizada por ar quente, este procedimento tem a vantagem de secar mais lentamente a baixas temperaturas, mantendo sempre a velocidade.
Há secadores de ar onde a impressão é transportada por uma correia ransportadora, através de túneis de secagem, com jatos de ar quente e onde os solventes são trazidos de volta a uma constante ventilação, a maioria destes secadores tem várias seções.
A primeira seção, passa o ar quente em pequenos jatos de ar, efetuando a evaporação dos solventes rapidamente, o segundo seção, aplique o jato de ar para resfriar a tinta, bem como suporte pode ser aumentado sem problema de colagem, existem alguns mais normal, com três seções, dois ar quente, que são menos para mais ar e o último de ar frio ou úmido, e assim sendo o suporte Papel condicionado após a secagem.
Os principais controles são, a velocidade da fita transportador, que é determinado pela velocidade da impressora e também pela temperatura de secagem, portanto, a uma velocidade da fita temperatura mais alta, enquanto outras vezes é necessário uma temperatura mais baixa e, assim, passar para uma fase mais lenta, depois de todos os ajustes feitos neste controle são determinados para a sensibilidade do material a ser impresso, bem como as tolerâncias dimensões e os valores de secagem das tintas.
Em nosso site abordamos mais deste e outros assuntos de sublimação: https://cursodesublimacaoonline.com/